Paraibuna a Redenção da Serra - SP

Saída de São Paulo e Chegada em Paraibuna
Recanto Santa Bárbara
Esta cicloviagem do Guia de Trilhas - Paraibuna 4 foi iniciada após uma semana de chuva em São Paulo. A saída de São Paulo às 6:30h em direção à Paraibuna foi marcada por intenso nevoeiro que, conforme noticiado, provocou adiamentos de vôos nos aeroportos.

Uma breve parada no Recanto Santa Bárbara, no quilômetro 22 da Rodovia Tamoios, foi provisional para tomar um café quente debaixo de um grande quiosque com vista para um lago, visitar a loja de artesanato e a loja de produtos naturais de fabricação própria.

Na manhã ensolarada do sábado de 11/06/2011 estacionamos o carro em frente ao Hotel Vila Di Luca, vizinho do Castelinho às margens da Rodovia dos Tamoios no quilômetro 34. A escolha por este hotel revelou-se muito boa, pois Paraibuna estava em festa nos dias 03 a 13 junho por conta dos 345 anos da cidade e a movimentação de pessoas pelas ruas do centro era intensa.

Roteiro em direção à Redenção da Serra
Estradas de terra
Após a montagem das bicicletas, que viajaram acondicionadas dentro de malas-bike dentro do carro, iniciamos o roteiro a partir da igreja matriz de Paraibuna às 11h00. O roteiro totaliza 72,35 km e teríamos uma pequena maratona pela frente.

Os bairros visitados (Bairro do Itapeva, Bairro Bragança, Bairro de Cima e Bairro Lagoa) são pequenos com estradas de acesso tranquilas. A trilha, em geral, não apresenta exigência técnica, mas a subida a partir do quilômetro 28 representou um pequeno desafio físico para dois ciclistas com sintomas de resfriado eminente.

Dicas aos Usuários do Guia de Trilhas
Alguns pontos de referência marcados no Guia já não existem mais, como, por exemplo, a ponte quebrada no quilômetro 22,68, a porteira no quilômetro 25,90 e a saída à direita da porteira no quilômetro 29,05. Seguimos o caminho adiante por uma trilha estreita com barro (devido às chuvas durante a semana) e mato alto, pela qual não há condições de passagem de carros, e chegamos ao calçamento no quilômetro 30,61. O fato de não termos encontrado alguns desses pontos referenciais gerou um pouco de dúvida quanto à rota a seguir, mas o GPS foi um aliado importante e confirmou fielmente a quilometragem indicada no Guia.

Chegada em Redenção da Serra
Igreja Matriz de Redenção
A grande igreja que avistamos às margens da represa do Paraibuna e que julgávamos ser o ponto de chegada revelou não ser a igreja matriz. A igreja matriz de Redenção da Serra, de construção mais moderna, fica a alguns metros adiante. Basta seguir à direita na rotatória de entrada na cidade. Chegamos à igreja matriz às 17:00 horas da tarde.


A volta à Paraibuna
A volta para Paraibuna foi feita à noite à luz de lanterninhas e com base nas informações do GPS para confirmar o caminho. Os 35 quilômetros restantes foram concluídos com tranquilidade, pois a estrada de terra era boa com presença de pouquíssimos carros.

O pedal noturno é uma experiência singular, mas neste trecho não foi possível apreciar as belezas que a Represa do Paraibuna oferece aos olhos durante o dia e, por este motivo, recomendamos realizar esta cicloviagem em duas etapas, conforme mencionado no Guia. Quem está acostumado a pedalar em velocidade e puder sair mais cedo, então este trecho é uma maratona perfeita!

Paraibuna em Festa
Chegamos de volta ao Hotel por volta das 21:00 horas. E, como a cidade estava em festa por conta do aniversário da cidade, aproveitamos as delícias gastronômicas oferecidas pelas barraquinhas espalhadas ao redor da igreja matriz. Uma delícia após um dia de pedal de 10 horas!

Dicas de Hospedagem
Vila Di Luca Hotel
Rodovia dos Tamoios, Km 34 (na rua do Castelinho) Tel (12)3974-0229
Quarto 01 pessoa R$ 58,00, quarto 02 pessoas R$ 96,00 quarto 03 pessoas 120,00 (Junho/11)

Sites para pesquisar http://www.paraibuna.sp.gov.br/
http://www.paraibunasp.com.br/index.php?urlid=1
http://www.paraibunasp.com.br/mapa/mapa.jpg

Onde mais ficar

Veja nossas fotos

Comentários