Parque da Barragem ao Solo Sagrado de Guarapiranga - SP


São Paulo, 18 de setembro de 2011 - É no extremo sul da capital paulistana que a Igreja Messiânica tem seu maior templo fora do Japão: o Solo Sagrado de Guarapiranga. Para os messiânicos, a natureza é a maior arte de Deus e sua contemplação ajuda a desenvolver a espiritualidade. Caminhando pela sede do templo, inaugurado em 1995, dá para compreender por que é chamado de protótipo do paraíso na Terra.

São 327 mil m2 de muito verde, às margens da represa Guarapiranga, com jardins e cachoeiras. Para a construção do templo, parte da mata original foi preservada e outras árvores replantadas, dentre elas pau-brasil, pau-ferro, pau-mulato, manacá da serra, cássia, canela, peroba, palmito, jabuticabeira, goiabeira, quaresmeira, bromélias e orquídeas. Os novos jardins ganharam ipês, cerejeiras, buquês de noiva e azaléias. O local possui viveiro próprio, que produz 70 mil mudas de flores por mês, cultivadas sem fertilizantes, adubos químicos e pesticidas.

Chama a atenção o enorme templo circular a céu aberto, com 16 pilares de 18 metros de altura. Os dias mais cheios são os primeiros domingos de cada mês, data do Culto da Gratidão. O templo também é um centro cultural e oferece cursos e oficinas de Ikebana, educação ambiental, exposições e demonstrações da cerimônia do chá.
 


Rota urbana de bicicleta

O ponto de partida inicia-se no Parque Municipal da Barragem na esquina da Avenida Atlântica (antiga Av. Robert Kennedy) com a Avenida João de Barros na Capela do Socorro, zona sul (ponto de referência: Tenda Atacado). O local recebeu, em solenidade com o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico em Dezembro de 2010 e é utilizado como ponto de encontro para passeios de bicicleta na região, organizados pela ASCI Bikers. Zeramos odômetros e GPS na entrada da praça e iniciamos o pedal em direção à Avenida Teotônio Vilela. O trajeto de 19,7 km possui 5 subidas e descidas acentuadas, que não apresenta grandes dificuldades para ciclistas treinados. Um ponto de referência para o local onde se deve deixar a Teotônio Vilela é o Supermercado Compre Bem, na altura do nº 9000. Deve-se pegar a primeira entrada à direita, que é a Estrada do Jaceguava. Após aproximadamente 2 km, dobra-se à direita na Av. Profº Hermann Von Ihering (antiga Estrada do Jaceguai), que começa na Escola Municipal Cattony. Por se tratar de um trajeto em avenidas movimentadas na cidade, recomendamos atenção ao trafegar nesta região onde os motoristas aparentemente ignoram a presença da bicicleta e seus direitos no trânsito.


Informações Úteis
Rota para GPS Parque Municipal da Barragem ao Solo Sagrado de Guarapiranga
Notícia 10/dez/2010 Monumento Heróis da Travessia do Atlântico 
Site Solo Sagrado de Guarapiranga

Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 - Parelheiros - São Paulo - SP
Tel (11) 5970-1000 - www.solosagrado.org.br
Funcionamento: Qua-Dom 8h-17h
Possui estacionamento, restaurante e lanchonete. Não é permitida a entrada de animais, motos e bicicletas. Há bicicletário na entrada. Entrada franca.

Fonte: Fique Zen em São Paulo – Publifolha, www.solosagrado.org.br, Revista São Paulo – Folha de São Paulo, edição de 25 de setembro a 1 de outubro de 2011.

Comentários