Circuito Vale Europeu - SC


CIRCUITO VALE EUROPEU - SC - 21 a 27 Dez 2018


Saída em Timbó
O final do ano de 2018 não poderia passar sem um "pedal". A princípio tínhamos pensado em fazer o Guia de Cicloturismo - Circuitos do Sul, do Antonio Olinto e Rafaela Asprino, mas o calor do mês de dezembro e a altimetria do percurso nos "venceu" momentaneamente. A segunda opção foi o Circuito Vale Europeu que também é comentado no mesmo guia. Já conhecíamos o Circuito há anos dos comentários nos encontros do Clube de Cicloturismo do Brasil em Campos do Jordão. Bem, ... chegou a hora de conhecê-lo pessoalmente.

Igreja em Apiúna
Entrei no site do Circuito e tentei pegar informações para planejar a viagem, apesar de ter bastante informações ali, as planilhas me despertaram algum receio, pois não eram tão detalhadas como as utilizadas em outros guias que estávamos acostumados a utilizar. Supondo que as pousadas/hotéis no mês de dezembro teriam uma procura maior, reservei as hospedagem de antemão, o que deu um pouco de trabalho para descobrir pelo Maps as que ficavam mais perto do final do pedal diário ou início do outro dia.

Caminho dos Anjos
Passagens compradas no ônibus duplo da Viação Catarinense, lá íamos nós na noite de 20 DEZ 18 para Timbó-SC local de início e término do viagem. (O Circuito faz um grande círculo de 300 km). Após 12hs de viagem estávamos na Rodoviária de Timbo-SC, um tanto distante do centro da cidade e do Restaurante Tapyoca, onde indicamos no site ao fazermos nossas inscrições, com local para retirarmos as credenciais do circuito, o mapa, a planilha e pagarmos a taxa de inscrição.

Bicicleta de madeira gigante
As dúvidas que ainda persistiam sobre o direcionamento do percurso se esvaneceram quando atravessamos a rua e dobramos à esquerda quando encontramos a primeira seta amarela, depois outra na próxima mudança de direção e, assim, sucessivamente. As setas estão muito bem posicionadas em pontos estratégicos, diria mesmo que um cicloturista atento não precisaria nem da planilha para fazer todo o Circuito. Aqui faço uma observação: Qual a melhor época para percorrer o Circuito? Acredito que não seja nos meses mais quentes do ano. A temperatura nesses dias não abaixou de 30º, chegando mesmo aos 36º, 38º debaixo de sol forte e sem sombra. A quase totalidade do trajeto é feito por estradas de terra sem nenhuma proteção do sol.

CRONOGRAMA


1º Dia: Timbó - Pomerode (21/12/2018)

Distância da planilha: 43,1 km (Obs: na indicação no final da planilha você encontra "Cruze a ponte (aqui termina o primeiro dia)". ai você se pergunta, "Aonde fica o hotel? A mais ou menos 5 km do final do primeiro dia); pernoite: Pousada Max (47) 3387-3070

2º Dia: Pomerode - Indaial (22/12/2018)

Distância da planilha: 40,2 km
Aqui a mesma coisa do dia anterior, você ira pedalar mais alguns km até o hotel. Mas vale o esforço, será bem atendido e o café da manhã seguinte é "recheado"; pernoite: Hotel Fink (47) 3333-3703

3º Dia: Indaial - Rodeio (23/12/2018)

Distância da planilha: 26,7 km; pernoite: Cama e Café Stolf (47) 3384-1498 (Não recomendamos Hostel nessa cidade)

4º Dia: Rodeio - Dr. Pedrinho (24/12/2018)

Distância da planilha: 41 km; pernoite: Hotel Dona Hilda (47) 3388-0103

5º Dia: Dr. Pedrinho - Alto Cedros (25/12/2018)

Distância da planilha: 33,8 km; pernoite: Pousada Família Duwe (47) 6057-5581
A escolha dessa hospedagem se mostrou por demais agradável, o Sr. Raulino, muito atencioso com seus hóspedes, faz a travessia de barco a remo de um lado da represa para a sua propriedade, na margem oposta com as melhores recomendações para uma total segurança. Além de falar com toda amabilidade do mundo. Tudo ali é um "luxo" para cicloturistas: comida gostosa, conversa hospitaleira, e até ... levar os alforjes para a próxima cidade e pedalar descarregado.

6º Dia: Alto Cedros - Palmeiras (26/12/2018)

Distância da planilha: 46 km; pernoite: Mercado e Pousada Palmeiras
Aqui eu imaginava que estaria numa represa isolada da "civilização", engano meu. Praia de veranistas de cidades próximas como Timbó. Marina para barcos, Jet-Ski e movimento de carros te fazem esquecer o isolamento, apesar de não tirarem a tranquilidade. Todo mundo se recolhe cedo por essas bandas e ao por-do-sol o silêncio retorna.

7º Dia: Palmeiras - Timbó (27/12/2018)

Distância da planilha: 53 km. Apesar da quilometragem ser a maior de todo o percurso, a perda de elevação é grande; pernoite: Iris Hotel





Comentários