Caminho da Fé - SP/MG - 2019

MOCOCA - SP

10/08/2019-Sábado
Plaza Hotel Mococa

Depois de termos feito pela primeira vez o Caminho da fé a 9 anos atrás, era hora de retornarmos a ele. Dessa vez, escolhemos a cidade de Mococa-SP para iniciarmos a investida. Mas como embarcamos no ônibus das 10:30h na Rodoviária do Tietê (SP) e chegamos em Mococa somente às 15:20h, o nosso primeiro dia de pedal teria que ser adiado para o dia seguinte. Infelizmente somente conseguimos uma única credencial no Hotel e tivemos que adquirir a outra, pelo mesmo valor de R$ 20,00, na próxima cidade.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP

Ponte Euclides da Cunha
11/08/2019-Domingo

Em nosso primeiro cronograma da viagem, vislumbramos percorrer duas cidades por dia, o que daria uma média de 45 Km e chegarmos em Aparecida em 10 dias. Mas esse cronograma teve que ser alterado já de início, em virtude de não conseguirmos hospedagem no Dunha's Hotel nesse dia. Providencialmente ficamos na cidade e pernoitamos no Mosteiro São Bernardo, onde pudemos nesse pequeno espaço de tempo conviver com os monges e participarmos da oração do final da tarde, para no dia seguinte, após uma noite bem dormida, partirmos para o nosso próximo pernoite na Pousada Paina (São Roque da Fatura).

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SP

Igreja Matriz
12/08/2019 - Segunda-feira

Após algumas horas de pedalada chegamos na cidade a tempo de almoçarmos no Restaurante Família Forti, carimbar nossas credenciais, reabastecermo-nos de líquidos e partirmos para a estrada. Em virtude de nossa velocidade média não ser muito alta a escuridão da noite nos alcançou lá pelas 18:00h, devido a época do ano, mas sem grandes problemas pois nossas lanternas davam conta de iluminar a estrada e os poucos quilômetros que faltavam foram percorridos no asfalto e em declive, o que facilitou em muito nossa chegada na Pousada Paina (São Roque da Fatura).

SÃO ROQUE DA FARTURA - SP

Igreja Matriz

12/08/2019 - Segunda-feira

Levantamo-nos razoavelmente cedo para aproveitarmos o frescor da manhã e percorremos os primeiros Km com facilidade. Tendo o relevo a nosso favor até a cidade de Águas da Prata, encontramos apenas alguma dificuldade para atravessar as porteiras trancadas com os alforjes carregados.

ÁGUAS DA PRATA - SP

13/08/2019 - Terça-feira

Ficamos felizes em retornarmos à cidade e ainda mais, depois de todo esse tempo, reencontrarmos os donos da Padaria da Estação, com quem em nossa primeira visita nessa cidade, conversamos por um longo tempo.

ANDRADAS - MG

Escolhemos uma boa época do ano para realizarmos esse travessia, com a temperatura amena do final de inverno, não nos desgastávamos tanto como em outros períodos, mas a subida de Águas de Prata até a Pousada Pico do Gavião onde praticamente termina o aclive foram feitos com razoável esforço. Surpresa é quando se chega ao Andradas Palace Hotel, que já é um Hotel de "cidade grande", ser atendido com o maior carinho, tendo um lugar para guardar a bike no estacionamento, um andar só para peregrinos e um café da manhã "recheado" no dia seguinte.

SERRA DOS LIMA - MG

14/08/2019 - Quarta-feira

Aqui temos que abrir um parênteses: depois de 9 anos muito coisa mudou no caminho, dos 300 peregrinos por ano, naquela época, para mais de 3 mil hoje, o trajeto teve algumas mudanças também, locais que outrora eram de terra hoje são asfaltados... mas nós também mudamos. Lembrávamos da difícil subida da Serra dos Limas, mas por mais que puxássemos na memória não conseguíamos lembrar se era asfaltada em 2010.

BARRA - TAGUÁ - CRISÓLIA - MG

Rever Dona Natalina foi um outro momento especial, apesar de seu marido ter falecido em 2012, ela continua a ser a pessoa amável que encontramos na nossa primeira visita. Como muita gente tem a cidade de Águas da Prata como ponto de partida, encontrávamos vários caminhante e ciclistas durante o dia. Pernoitamos na Pousada Cabo Eloi que fica um pouco antes da Igreja Matriz de Crisólia, onde pudemos ter um "tanquinho e uma centrífuga" a nossa disposição, sem nos cobrarem nada a mais por isso, para lavarmos nossas roupas. O sol do final de tarde fez o resto para alegria de dois ciclistas (e muitos outros peregrinos).

OURO FINO - MG

15/08/2019 - Quinta-feira

Agora era procurar a próxima seta amarela e continuar o caminho, passar por Ouro Fino, tirar algumas fotos dos monumentos gigantes da cidade e partir em direção a Inconfidentes e Borda da Mata.

INCONFIDENTES - MG

Livro de registro de peregrinos
(Bar do Maurão)
15/08/2019 - Quinta-feira

Terra do crochê. É só olhar as árvores enfeitadas e as diversas lojinhas que qualquer passante entenderá o por quê. Aí vale fazer uma comprinha e levar qualquer uma das maravilhas de bom gosto. Carimbamos nossas credenciais no Bar do Maurão que fez questão de pegar o livro que assinamos de recordação em 2010, onde marcava nossa passagem por lá no dia 18/10/2010.

BORDA DA MATA - MG

"Porteira do Céu",
não dá para subir mais.

15/08/2019 - Quinta-feira

Mais 21 km e estávamos no nosso destino nesse dia. Apesar de ficarmos na área central (Hotel Village) foi um pouco difícil de conseguir jantar, um dos restaurantes fica na rodovia e o outro que nos indicaram só abriria as 19:00h. Como queríamos nos recolher cedo optamos por comer alguns salgados na Pastelaria da Praça e um gostoso sorvete com três enormes bolas na sorveteria próxima.

TOCOS DO MOJI - MG

16/08/2019 - Sexta-feira

Após uma subida íngreme nesse dia (só para de subir na "Porteira do Céu") onde várias ciclistas nos ultrapassavam chegamos a Tocos do Moji para degustar um pastel de milho e um sanduíche de linguiça com queijo e ovo saboroso na Pastelaria do Zé Bastião. Após essa parada estratégica e concorrida, pois enquanto estávamos lá não parou de chegar mais ciclistas e caminhantes, seguimos  até Estiva para pernoite.

ESTIVA - MG

Nos relataram que alguns ciclistas chegam a fazer mais de 80 km num único dia, o que para nós se torna inviável devido ao esforço desprendido e o motivo porque fazemos a viagem. A Pousada Poka esta bem situada junto a Praça da Igreja Matriz e além de disponibilizar uma garagem com corrente e cadeado para guardar a bike em segurança tem o restaurante da padaria no térreo que não poderia estar melhor posicionado.

CONSOLAÇÃO - MG

17/08/2019 - Sábado

Tivemos que rever nossos planos na noite anterior, pois não conseguiríamos chegar a Aparecida como pretendíamos em 10 dias e não dispúnhamos de mais tempo para fazê-lo. Chegar até a cidade de Luminosa não seria viável, para retornar dali para São Paulo-SP, então resolvemos chegar apenas até Paraisópolis e retornar no domingo, o que nos facilitaria a volta, em virtude de ser permitido colocar as bikes no metrô nesse dia, o que não ocorre numa segunda-feira tumultuada na Capital. Em Consolação ficamos apenas o tempo suficiente para comermos alguma coisa no mercadinho da praça, nos reabastecermos de água e continuar a travessia para Paraisópolis.

PARAISÓPOLIS - MG

Igreja Matriz em Paraisópolis

17/08/2019 - Sábado

Um pouco do cansaço acumulado durante a semana já se manifestava e mesmo não sendo o que pretendíamos quando saímos de SP, nos dirigimos a Rodoviária da cidade logo que chegamos, mais para nossa surpresa, a venda de passagens se encerra às 16:10h, sendo-nos informado que a compra poderia ser efetuada no dia seguinte as 7:50h para o ônibus que sairia as 8:10h, o que realmente aconteceu e pudemos retornar tranquilamente após mais de quatro horas de deslocamento.