Bom Jesus dos Perdões - SP

Carnaval 2012 - Bom Jesus dos Perdões

As duas trilhas realizadas em 19 e 20 de fevereiro de 2012 foram de acordo com as planilhas do Guia de Trilhas do autor Guilherme Cavallari.

Em São Paulo, desmontamos as bicicletas para acondicioná-las em malas-bike dentro do carro. Apesar de não ser a forma de transporte  ideal (por tomar tempo na desmontagem/montagem das bicicletas e ocupar muito espaço no interior do carro), ao menos as bicicletas viajaram protegidas.

Chegamos à Bom Jesus dos Perdões por volta das 11:00h e paramos na padaria ao lado da igreja matriz para tomar um café e procurar uma pousada, pois decidimos pernoitar na cidade. A Pousada Pé da Pedra, de estrutura simples, ofereceu estacionamento e um lugar seguro para montarmos as bikes. Por volta das 13:00h iniciamos o pedal em direção à Pedra Grande.
           
Trilha 1 – Bom Jesus dos Perdões à Pedra Grande

A trilha para a Pedra Grande é de subidas constantes e com muito trânsito de carros e motos em ambos os sentidos. Em diversos trechos íngremes empurramos a bike e levamos aproximadamente 3 horas até o pico. O visual da pedra e toda a movimentação em torno das pessoas que saltam de parapente valeram o sacrifício. Com a proximidade do entardecer, decidimos voltar pelo mesmo caminho, o que nos levou apenas 1 hora. Tivemos bastante cuidado nas descidas, pois não teríamos como parar as bicicletas nas descidas íngremes. Aproveitamos, então, a traseira dos carros para descermos a estrada com segurança, pois estes nos ofereciam proteção contra os carros que vinham no sentido oposto. Fechamos a noite com um refrescante caldo de cana e uma visita aos quiosques com comidinhas montados por ocasião da festa carnavalesca atrás da igreja matriz.

Trilha 2 – Bom Jesus dos Perdões à Piracaia

As estradas em direção a Piracaia são bem conservadas e quase vazias o tempo todo, proporcionando um passeio contemplativo com subidas pedaláveis. Neste roteiro passamos por Batatuba, Piracaia e o bairro Quatro Cantos em Nazaré Paulista. Iniciamos o pedal aproveitando o frescor da manhã e chegamos às 11:00h na igreja matriz de Santo Antônio em Piracaia. As sombras das árvores na praça em frente à igreja foram um convite para um descanso logo após o almoço no Breda Restaurante, cuja especialidade são as trutas. Retornamos com tranquilidade, passando pelo Cristo Redentor, que já tínhamos visitado anteriormente na trilha Nazaré Paulista 3. De volta à pousada, desmontamos as bicicletas e retornamos a São Paulo, sem trânsito, no dia que antecedeu o feriado de Carnaval.




Fonte: Guia de Trilhas Enciclopédia - volume 5 e volume 7

Comentários

  1. Parabéns pelo site, muito bom mesmo. Acabo de chegar do Caminho do Sol, empolgado, pensando nas próximas cicloviagens, então o site de vocês é um prato cheio. grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário